O galinheiro construído no ano passado já tem "novos inquilinos". São duas galinhas e um galo muito bem parecidos. A raça é pedrês e estão a adaptar - se ao nosso capoeiro muito bem. Temos desenvolvido um trabalho de grupos por equipas em articulação com o 1º ciclo do ensino básico. Vamos mostrar um pouco do nosso trabalho...
Aqui vão umas aprendizagens divertidas mas construtivas ao mesmo tempo...
A nossa horta tem muitas couves galegas e fazem a delicia das nossas galinhas...
Aprendemos que a alimentação deve ser diversificada. Alternar couves com farinha e com restos de comida.
Aprendemos que as galinhas também ficam doentes.
Aprendemos que todos os dias devemos retirar os ovos do ninho.
Que as galinhas podem "penicar" os seus ovos e parti- los.
Aprendemos que nem todos os dias as galinhas colocam ovos no ninho.
Aprendemos a colocar ovos na chocadeira.
Aprendemos a esperar pelo nascimento dos pintainhos.
Aprendemos a fazer registos das observações feitas na sala que nós chamamos de "maternidade".
Falamos do dia internacional da Pessoa com deficiência e decidimos desenvolver uma atividade diferente.
A professora Eduarda do nosso centro educativo, trabalha com meninos diferentes e ensina - nos muitas coisas acerca da diferença. Temos saudades dos meninos que foram para a outra escola do agrupamento porque nos visitavam muito. Liam - nos textos na sala, sempre apoiados pela professora Eduarda.
Este ano fomos presenteados com a presença do 3º ano A da professora Lúcia Iglésias e dos seus alunos, com a leitura de uns poemas muito bonitos. Claro está depois partilhamos com estes meninos um pequeno lanche feito por nós na sala. Bolachinhas com a forma de crianças, muito docinhas e carregadas de sentimentos bons. É bom aprender a viver em sociedade e só com afetos poderemos ser bons cidadãos.
Partilhamos uma frase de Helen Keller:" Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar".
Alguns momentos para partilhar...
e depois levamos as bolachinhas para comer em casa com a família reunida não esquecendo de falar, deste dia tão importante.
As responsáveis pelo canil intermunicipal de Ponte de Lima, vieram ao nosso centro educativo.
O canil é um espaço que acolhe animais abandonados ou sem donos. Ficamos a saber que existem pessoas que abandonam os animais na rua e deixam de gostar deles muitas vezes sem razão de ser. Nós ficamos encantados com os cães e claro está, alguns meninos do nosso centro educativo queriam ter um para dar amor e brincar.
O canil intermunicipal promove, campanhas nas escolas para apelar à adoção de animais de estimação. Desta vez fomos nós os visitados...
Vamos pedir aos nossos pais para nos levarem ao canil intermunicipal de Ponte de Lima que fica na freguesia de Fornelos. Pode ser?
Chegados à sala falamos muito acerca dos cães, da sua alimentação, da higiene, dos cuidados a ter e até fomos pesquisar no computador alguns ditados populares muito engraçados.
- Cão que ladra não morde. ( "pois tem a boca cheia" - Diogo Maria)
- Os cães ladram e a caravana passa. ( "Porque querem assustar as pessoas das caravanas" - André)
- Quem não tem cão caça com gato. (" Isso é mentira porque o gato não tem cheiro como o cão" - Sebastião Batista)
- Quem com cães se deita com pulgas se levanta. (" É verdade, eu nao posso dormir com a minha cadela na cama porque a mãe não deixa..." _ Rui Pedro)